Rádio Raiz do Monte nasce online em Vila Pouca de Aguiar com foco nas tradições e identidade local

A Rádio Raiz do Monte, um projeto online promovido pela associação local, começou a emitir há dois dias em fase experimental e já registou várias visitas ao site, disse João Moreira, promotor da iniciativa.

A Rádio Raiz do Monte é um projeto amador que surge na freguesia de Vreia de Jales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, com o foco em temas ligados à terra, tradições e eventos locais.

O promotor da iniciativa, João Moreira, de 70 anos, natural do Cinfães do Douro e residente em Vila Pouca de Aguiar há cerca de seis anos, explicou que a rádio nasceu de um desafio lançado pela Associação Raiz do Monte, depois de ter sido conhecida a sua experiência anterior no meio.

“Isto foi uma brincadeira. Como eu já estive numa rádio em Matosinhos, eles souberam e então começaram a incentivar-me para ‘abrir’ aqui uma rádio”, afirmou.

Segundo o responsável, a rádio já se encontra “em funcionamento experimental, mas já está no ar” e pode ser ouvida através do site radioraizdomonte.com .

Quanto aos conteúdos, João Moreira adiantou que ainda será realizada uma reunião para definir a programação, mas confirmou que o foco passará por “temas aqui da terra e arredores”, incluindo tradições e eventos promovidos pela associação.

O facto de ser online diz “é muito mais abrangente porque chega a todo o mundo”, destacou, sublinhando a importância do projeto para os emigrantes ligados à freguesia.

“A maioria são emigrantes”, referiu, acrescentando que a rádio pretende aproximar quem está fora. “É mesmo para aproximar as pessoas que não podem estar cá por motivos profissionais, mas ficam a par das coisas que acontecem aqui”.

Apesar de estar ainda numa fase inicial, o projeto tem registado forte adesão online ao site desde o arranque, há dois dias, disse o promotor.

A Rádio Raiz do Monte quer dar voz à comunidade e criar um espaço de música, informação e entretenimento. O projeto prevê ainda ser “companhia diária” dos ouvintes.

 

Foto: DR

 


18/02/2026

Cultura