"Nas rotas dos judeus e marranos nas Terras de Rio Livre e Montenegro” será apresentado ao público em Valpaços

Trata-se do mais recente trabalho de José Alves Ferreira sobre o legado judaico na região do Alto Tâmega, nomeadamente Chaves, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, com incursões a Rebordelo e Vinhais.

O livro “Nas rotas dos judeus e marranos nas Terras de Rio Livre e Montenegro” de José Alves Ferreira será apresentado ao público no dia 18 de abril, terça-feira, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal de Valpaços. 

O mais recente livro de José Alves Ferreira versa sobre a presença judaica nas Terras Monforte de Rio Livre e Montenegro, atualmente distribuídas pelos concelhos de Chaves e Valpaços. Neste trabalho, o autor contou com a colaboração de Ernesto Areias, dos professores Roberto Afonso, Elvira Mea e Lúcia Alexandra, sendo o prefácio de Adalberto Costa, Presidente do Clube Unesco da Maia. Elvira de Azevedo Mea disserta sobre Rebordelo e Roberto Afonso sobre Vinhais e Rebordelo.

“Nas rotas dos judeus e marranos nas Terras de Rio Livre e Montenegro” resulta da continuação de anteriores trabalhos de investigação, nomeadamente sobre os Judeus no concelho de Vinhais. Segundo o autor, existem ligações profundas, nomeadamente entre as ‘’irmãs gémeas’’, Lebução e Rebordelo e por isso este livro vai além do espaço geográfico indicado no título. O último capítulo é dedicado a uma rota turística a implementar na região do Alto Tâmega (Vila Pouca de Aguiar, Chaves e Valpaços) e concelho de Vinhais. 

A cerimónia de apresentação contará com a presença de Altamiro Claro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.

Sara Esteves


12/04/2023

Cultura