Chaves venceu o líder Benfica e garante matematicamente a manutenção

Fazendo jus ao seu lema e com uma grande exibição os atletas do Desportivo de Chaves foram verdadeiros Valentes Transmontanos e um golo solitário de Abass Issah, mesmo no cair do pano, fez a diferença e somaram mais uma vitorio.

Em jogo a contar para a 28ª jornada da Liga Portugal bwin o Desportivo de Chaves recebeu o Benfica e venceu por uma bola.

Na época de regresso Liga bwin, o Chaves já venceu o Braga e o Sporting fora de porta e este sábado o Benfica no Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, alcançando à 28ª jornada, de forma matemática a manutenção.

O Benfica entrou a assumiu a iniciativa do jogo, mas teve pela frente uma equipa que foi Valente Transmontana e os encarnados esbarraram na boa organização defensiva do conjunto de Vítor Campelos, que condicionou, e de que maneira, o jogo do Benfica, que não tinha grande engenho nem arte, para fazer a diferença nas transições rápidas para o ataque.

Depois do descanso e com o resultado a zeros as equipas voltaram sem alterações e foi o Benfica quem teve a primeira oportunidade, por João Mário aos 47', mas pouco depois o Chaves desperdiçou a melhor oportunidade de todo o jogo, quando Juninho tem uma arrancada leva tudo pela frente e isolado perante Vlachodimos, remata contra o guardião.

Ficou o aviso para o conjunto encarnado e já no período de descontos, Abass foge a Otamendi e remata para o fundo das redes Vlachodimos aos 90+5, dando o triunfo ao Desportivo de Chaves, castigando também o Benfica que somou a terceira derrota consecutiva, algo que não acontecia desde a temporada 2018/2019, com o técnico Rui Vitória.

Em declarações no final da partida, Vítor Campelos enalteceu o comprometimento dos seus jogadores e o aproveitamento que a equipa teve das ocasiões de perigo que criou.

''Sabíamos que ia ser um jogo extremamente difícil, frente a um adversário valoroso, que neste momento é o líder do campeonato. Sabíamos que teríamos que ser uma equipa muito solidária, mas sempre com os olhos postos na baliza e foi isso que fizemos. Foi um Benfica dominador, como é óbvio, mas fomos sempre organizados. Já sabemos que quando vencemos uma equipa como esta temos que ter sempre uma pontinha de sorte, mas fomos uma equipa muito solidária. Quando tivemos bola soubemos construir. Tivemos três excelentes oportunidades. Estamos muito felizes. No início da época queríamos os 35 pontos, hoje atingimos os 36 e por isso estou muito satisfeito. O mérito é todo da equipa, eles fazem o favor de acreditar das nossas ideias, temos de enaltecer o comprometimento dos jogadores. A nossa forma de jogar é algo que trabalhamos desde o primeiro dia, por isso qualquer jogador que entre sabe o que tem de fazer. Ganhar ao Sp. Braga, em Alvalade e ao Benfica não é algo que acontece todos os dias, mas jogamos sempre para ganhar, em qualquer campo'', disse o técnico acrescentando que ''quanto ao falar para renovar eu tinha dito que só depois dos 35. Ainda falta muito campeonato e o futuro dirá, a seu tempo, mas também não escondo que sou ambicioso'', concluiu Vítor Campelos.

Paulo Silva Reis

Fotos: Luís Martins


15/04/2023

Desporto