O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje

Coimas para quem estiver em incumprimento pode atingir os 5 mil euros para singulares e 25 mil euros para pessoas coletivas.

Apesar das tentativas da Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (FNAPF), para a prorrogação do prazo, não houve qualquer decisão do Governo e a data limite para a limpeza de terrenos florestais, termina hoje, 30 de abril.
A partir de 1 de maio, as autarquias podem substituir-se aos proprietários na limpeza do mato, mas estes ficam obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a pagar as despesas ao município.
A Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) defendeu a prorrogação do prazo para limpeza de terrenos de 30 de abril para meados de maio, justificando que os trabalhos têm sido prejudicados pelo tempo seco e pelos alertas de risco de incêndio, mas o Governo assim não intendeu e manteve a data de hoje como limite.
De acordo com o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, decreto-lei n.º 82/2021, o incumprimento dos deveres de gestão de combustível, é qualificado com contraordenação grave. As coimas variam entre 500 euros e 5 mil euros, no caso de pessoas singulares, e 2.500 euros e 25 mil euros, no caso de pessoas coletivas.


29/04/2023

Sociedade