Alunos em ação de voluntariado na Santa Casa da Misericórdia de Chaves

Alunos da Escola Secundária Dr. António Granjo, do Curso Profissional Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes, reforçam competências de boas práticas numa ação de voluntariado na Santa Casa da Misericórdia de Chaves.

Conscientes da necessidade de criar junto dos jovens uma proximidade com a comunidade envolvente e no âmbito de uma componente social que lhes permite “desenvolver um trabalho de cidadania, que lhes incute valores como o voluntariado”, como salientou Manuela Miranda a diretora do curso de Jardinagem e Espaços Verdes, da Escola Secundária Dr. António Granjo, decorreu na passada sexta- feira, a terceira sessão de voluntariado no Lar de Santa Isabel, uma das estruturas residenciais para pessoas idosas da Misericórdia de Chaves.

De forma a proporcionar um embelezamento do espaço envolvente daquele equipamento social, os jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos acompanhados pelos engenheiros Hélder Ferraz e Duarte Pinto procederam a algumas ações que consistiram no corte da relva, de sebes e arbustos, na poda de árvores e na manutenção de floreiras e canteiros. “Consideramos que havia neste espaço alguma necessidade e que podíamos dar o nosso contributo”, acrescentou a diretora do curso.

O curso tem a duração de três anos letivos, incluindo o estágio e funciona por regime modular. Permite um diploma de Estudos Secundários, 12º ano, que “pode ser utilizado a nível europeu, dando-lhes acesso a uma profissão ou atividade profissional que que lhes permite construir o seu próprio emprego”, frisou Manuela Miranda.

Crescer enquanto “futuros profissionais e cidadãos”

Para o docente da área tecnológica Hélder Ferraz o contato que tem mantido com os jovens tem sido “positivo. Eles têm-se mostrado motivados, gostam de aprender e ajudá-los na aquisição de competências, que é um trabalho feito diariamente para mais tarde os inserirmos no mercado de trabalho tem sido gratificante”, sobretudo, “porque não há nada melhor que juntar a prática à teoria e a teoria à prática”, considerou.

Enquanto podava e aparava a árvore Luís Pereira foi confessando que gosta “de fazer tudo”. Aos 17 anos, o aluno do Curso Profissional de Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes assume que gostava de seguir “esta arte”, porque se sente “realizado a trabalhar com as máquinas e deixando os espaços mais bonitos e limpos”.

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves reconhece e agradece as sessões de voluntariado realizadas pelos jovens. O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, coronel Jorge Pinto de Almeida, enaltece a cooperação que “muito contribuirá para o seu crescimento enquanto futuros profissionais e cidadãos”.

Certificação Profissional

São diversas as opções de cursos que se oferecem aos estudantes para obter uma certificação profissional. Com uma componente “muito prática”, de acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, Ana Paula Carvalho, os cursos “estão a ter uma adesão bastante boa” e pretende-se que continue a ser “uma aposta” para o próximo ano letivo.
Para além do curso de Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes os jovens poderão inscrever-se também no mês de julho, nos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e Técnico de Audiovisuais.



Sandra Gonçalves


03/05/2023

Desporto