CHAVES: “Monarquia está a ganhar cada vez mais adeptos”

Decorreu em Chaves, este domingo, dia 30 de abril, no Auditório do Centro Cultural, o 27.º Congresso Anual da Causa Real, que foi aberto por Pedro Mota Soares, presidente da mesa do congresso.

A Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro (RATMAD), com sede em Chaves, foi a organizadora e de acordo com Francisco Marques, Presidente da direção da RATMAD, “esta foi a primeira vez que este congresso decorreu em Chaves”.
Entre os vários temas abordados, esteve a proposta de revisão da Constituição Portuguesa, a apresentação de atividades e movimento, assuntos internos como a revisão de estatutos e revisão de cobrança de cotas e votação do relatório de atividades de 2022.

D. Duarte Pio, Duque de Bragança, a sua esposa D. Isabel de Herédia e o seu filho D. Afonso, que inicialmente tinham a sua presença garantida no 27º Congresso da Causa Real, acabaram por não comparecer em Chaves por problemas de agenda de última hora.

Pedro Quartin Graça, presidente da direção nacional da Causa Real, disse que “a monarquia está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. O descredito nesta terceira República é evidente e levam a que cada vez mais portugueses se revogam na figura do Rei, uma pessoa que demostra isenção e distanciamento em relação aos interesses partidários e dai sermos cada vez mais uma alternativa ao regime. O apoio surge e é na figura do Rei que cada vez mais pessoas se reveem para o presente e para aquilo que será o futuro do país”.

Sobre a coroação do rei Carlos III, que se realiza este sábado, 6 de maio, Pedro Quartin Graça diz que espera que “o monarca consiga manter com o povo britânico a mesma ligação que a falecida rainha Isabel II, sua mãe mantinha”.
Do programa de atividades faz ainda parte uma visita guiada ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, da autoria do arquiteto Siza Vieira, com visita guiada ao centro histórico da cidade de Chaves, passando pelos principais monumentos da cidade.

Paulo Silva Reis


03/05/2023

Sociedade