Simulacro de incêndio em escolas testa resposta da Proteção Civil de Chaves

Foi testada a resposta dos agentes de Proteção Civil de Chaves através de um simulacro na Escola Fernão Magalhães, na Escola Dr. Júlio Martins e na Biblioteca Municipal.

O Município de Chaves promoveu na segunda-feira, dia 8 de maio, por solicitação do Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães e Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, um simulacro de incêndio nos dois estabelecimentos de ensino e evacuação da Biblioteca municipal, quase em simultâneo, para avaliar a articulação dos diversos agentes de proteção e os respetivos planos das diferentes entidades.

Esta atividade envolveu as três corporações de Bombeiros Voluntários do concelho, PSP, bem como o Serviço Municipal de Proteção Civil, num total de 55 operacionais.

O cenário baseou-se num incidente envolvendo dois incêndios nas escolas sede dos referidos agrupamentos escolares. Um deles na Sala de Informática e Papelaria da Escola Fernão Magalhães, causando duas vítimas com queimaduras graves na equipa de 1ª intervenção, e outro numa sala do segundo piso da Escola Dr. Júlio Martins, causando duas vítimas por inalação de fumo. Numa ação preventiva, a biblioteca foi evacuada, permitindo assim testar a mobilização dos seus trabalhadores e utilizadores.

Para o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, “é fundamental que, neste contexto municipal, possamos preparar articuladamente todas as respostas de emergência, para que em contexto real tudo funcione bem. Quisemos perceber, com esta operação mais complexa, a prontidão de resposta de todo o sistema de Proteção Civil e Bombeiros, bem como avaliar a eficácia dos meios de primeira intervenção destas escolas, assim como dos respetivos planos de emergência e evacuação, no sentido de aumentar o nível de segurança, procurando a salvaguarda das vidas humanas”, adiantou o autarca.


10/05/2023

Sociedade