Candidato a “Melhor Professor do Ano” recebido na autarquia de Chaves

Nuno Gonçalves foi recebido esta segunda-feira, 15 de maio, pelo executivo municipal flaviense que está a torcer pela nomeação deste docente, ao título de Melhor Professor do Ano. De visita à autarquia, o educador de infância levou consigo alguns dos alunos do Centro Social e Paroquial de Chaves que o surpreenderam e demonstraram a importância deste professor nas suas vidas.

Nuno Gonçalves é um dos 10 finalistas ao Global Teacher Prize de 2023. Natural de Atilhó, no concelho de Boticas, é educador de infância no Centro Social e Paroquial de Chaves e encontra-se entre os 10 finalistas ao “Global Teacher Prize Portugal”, iniciativa que distingue o Melhor Professor do Ano, ao premiar a excelência no ensino e a sua contribuição para a construção da sociedade, com base num ensino inspirador.

Esta segunda-feira, e juntamente com algumas crianças, pais, ex-alunos e comunidade educativa do Centro Social e Paroquial de Chaves, a “lição” foi dada na Câmara Municipal de Chaves. “É um gosto para Chaves ter um ilustre docente na galeria daqueles que estão neste pódio dos professores, que são sinalizados como aqueles que têm melhores práticas, um compromisso maior, e que são um exemplo. Sinto uma grata satisfação enquanto Presidente da Câmara Municipal”, revelou o autarca Nuno Vaz que garante estar a apoiar, assim como todo o executivo municipal, para que Nuno Gonçalves vença este título.

Este prémio, e segundo a organização, visa reconhecer a importância da profissão docente, promover a excelência no ensino, encontrar exemplos inspiradores para a educação em Portugal e identificar candidatos ao prémio internacional que possam inspirar a educação a nível mundial. “O galardão demonstra a importância que os docentes têm na educação e na sociedade, em Portugal e em todo o mundo, e que os seus esforços merecem ser não só reconhecidos, como valorizados e incentivados”.

Assim, e pelo exemplo e dedicação às crianças, famílias e comunidade, Nuno Maurício Pires Gonçalves é candidato a melhor professor do Ano. Educador de infância no Centro Social Paroquial de Chaves e professor de educação especial, Nuno Gonçalves é mestre em Ciências da Educação, no domínio da educação especial, especialista em intervenção precoce e cognitivo motor.

Docente há 19 anos, coordena uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e iniciou uma investigação denominada de “Os contributos do brincar para uma educação inclusiva no jardim de Infância” que resultou no projeto: ”Laboratório dos Sentidos”. Uma iniciativa que consistiu na transformação praxeologia de um contexto de educação de infância, utilizando a formação aos educadores e encarregados de educação e na melhoria/intervenção dos espaços como estratégia de apoio ao desenvolvimento profissional. A importância atribuída ao espaço, enquanto dimensão sustentadora para o brincar e a inclusão tem sido o seu grande foco de investigação.

Nuno Gonçalves é formador certificado e tem andado por todo o país a partilhar parte do seu percurso vivido e sentido na educação de infância, em particular na experiência do brincar e na escuta da voz das crianças.

“Efetivamente existem muitos educadores de infância com trabalhos absolutamente notáveis, com projetos extraordinários e talvez, o que nos distingue como bons profissionais será a forma como vivemos e sentimos a educação em geral e particularmente, a educação na infância, num profundo respeito pelas crianças. O que me distingue talvez seja o meu modo pedagógico muito centrado nas pedagogias participativas, de cariz construtivista e de cariz sócio construtivista, nas pedagogias centradas na escuta ativa da voz das crianças, e numa pedagogia centrada no brincar. O brincar é vida, é o eixo central da educação na infância e a grande linguagem através da qual a criança melhor se expressa”, aponta Nuno Gonçalves, que sempre disse que queria ser professor para ajudar crianças.

Ao Global Teacher Prize chegaram 119 candidaturas, provenientes de 17 distritos do continente e ilhas, e de todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao terceiro ciclo. O vencedor recebe um prémio de 30 mil euros. “O verdadeiro prémio é ganho todos os dias quando vemos as nossas crianças felizes, solidárias, autónomas e capazes mas, quando vemos um júri de uma equipa verdadeiramente competente reconhecer a qualidade do trabalho e a especial relevância da nossa prática é motivo de enorme regozijo”, revelou o docente que foi surpreendido pelas vozes e gestos das “suas crianças”.

“Agora que a pandemia já normalizou, achamos que era uma boa forma de celebrar todos os 10 finalistas nas suas comunidades com os seus alunos, as suas escolas”, disse Afonso Reis do projeto Mentes Empreendedoras uma iniciativa que existe há 13 anos para tornar os jovens mais autónomos.

De recordar que em 2018 também o docente Jorge Teixeira, de Física e Química da Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves, foi considerado o melhor professor de Portugal pelo concurso Global Teacher Prize e em 2019 ficou na lista dos 50 melhores docentes do mundo.

O vencedor ao Global Teacher Prize 2023 será conhecido no próximo dia 19 de maio, pelas 14h30, no Grande Auditório do Instituto Superior Técnico, Lisboa.

Texto e Fotos: Sara Esteves


15/05/2023

Sociedade