Azeite de Valpaços “vale ouro”

O Azeite da Cooperativa Agrícola de Olivicultores Valpaços continua a destacar-se em grandes eventos relacionados com a produção nacional de Azeite.

Reconhecido além-fronteiras pelas suas características organoléticas excecionais, o Azeite Rosmaninho Virgem Extra de Denominação de Origem Protegida (DOP), da Cooperativa Agrícola de Olivicultores Valpaços conquistou Medalha de Ouro na categoria Azeite de Cooperativa, na Feira Nacional de Olivicultura que decorreu entre os dias 11 e 14 de maio, no Parque de Feiras e Exposições de Moura.

A cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Azeite da 16ª edição da Olivomoura, um dos maiores e mais antigos certames do setor, aconteceu na sexta-feira, dia 12 de maio. O Azeite da Cooperativa de Valpaços arrecadou a pontuação final de 76,5 pontos. O evento reuniu durante quatro dias olivicultores, industriais, comerciantes e consumidores deste óleo vegetal extraído da azeitona.

O azeite é a segunda produção agrícola com maior peso na economia transmontana, a seguir ao vinho, e movimenta anualmente, segundo a autarquia de Valpaços, um valor bruto de 30 milhões de euros. No concelho de Valpaços, a produção média anual de azeitona é de 11 mil toneladas, dos quais se extraem cerca de dois milhões de litros de azeite.

Sara Esteves
Fotos: DR


15/05/2023

Sociedade