Fundo Ambiental contempla Parque Nacional da Peneda Gerês

Montalegre com apoio de cerca de 123 mil euros.

A presidente do Município de Montalegre, Fátima Fernandes, esteve na quarta-feira, 3 de maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, na cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento - ''Melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão'', onde 29 entidades de todo o país assinaram os respetivos contratos de financiamento, cujo investimento é de quatro milhões de euros.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, que abrange território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, integra a lista dos contratos para a melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão, com um contrato com o Fundo Ambiental para financiamento de 122.337,65 euros.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza de Florestas, João Paulo Catarino e contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, e do Secretário-Geral do Ambiente e Diretor do Fundo Ambiental, Marco Rebelo.

Neste momento existem 23 áreas protegidas em regime de cogestão, envolvendo quase uma centena de entidades, estando disponível o montante global de 8,5 milhões de euros para investimento nas áreas protegidas e na conservação da natureza.

Segundo o Ministério do Ambiente e Ação Climática, as áreas protegidas constituem um ativo estratégico indispensável e um dos vetores fundamentais da política da conservação da natureza e biodiversidade. Ocupam cerca de 8% do território continental português e reúnem o conjunto mais representativo dos valores do património natural e paisagístico.

A Rede Nacional de Áreas Protegidas é composta por 51 Áreas Protegidas em território continental, incluindo 32 de âmbito nacional: 1 parque nacional, 13 parques naturais, 9 reservas naturais, 2 paisagens protegidas e 7 monumentos naturais. As restantes são de iniciativa regional, local e privada.

Sara Esteves
Foto: CM Montalegre


15/05/2023

Sociedade