Escola Secundária Dr. António Granjo conclui Projeto Erasmus+ com “enorme sucesso”

Na semana de 6 a 14 de maio realizou-se a 6ª mobilidade do projeto Erasmus+, Responsible Nature Explorers, que teve lugar na cidade de Frankenberg, Alemanha.

 Este foi o último encontro dos cinco países parceiros, Portugal (ESAG - Chaves), Grécia (Efxinoupolis), Alemanha (Frankenberg); Itália (Sassuolo); Polónia (Krosno) que mais uma vez estiveram envolvidos em diversas ações de intervenção e consciencialização ambientais, onde alunos, professores e famílias de acolhimento participaram em múltiplas ações formativas, culturais, desportivas e lúdicas, sempre com enorme entusiasmo.

Os alunos do 8º ano Guilherme Carvalho, Railson Fortunato, Beatriz Azevedo, Beatriz Araújo e Francisco Peixoto acompanhados pelos professores Miguel Almeida (coordenador) e Isabel Cunha participaram numa semana programada pelos anfitriões alemães com atividades multidisciplinares sobre a temática ambiental, com muitas aprendizagens no domínio das artes plásticas, pintura, manualidades, reciclagem, produção de desodorizantes amigos do ambiente, plantação de árvores e plantas decorativas, caça ao tesouro, trekking, arborismo, jogos de socialização e constante interação linguística, com muita animação.

Realizou-se também uma visita ao Parque/Reserva Natural de Kellerwald Edersee e também ao centro histórico de Marburgo com a sua típica arquitetura alemã assente em rústicas vigas e traves de madeira entalhada. Para este grupo “esta foi mais uma semana intensa de partilhas, amizades, aprendizagens, alegrias e muitas recordações, com destaque especial para o grupo português sempre muito empenhado e bem-disposto”.

A conclusão deste projeto, que envolveu cinco países, mais de 150 alunos e respetivas famílias de acolhimento, dezenas de professores em trabalho interdisciplinar, representou “uma aposta segura na internacionalização do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo. O desenvolvimento das competências em línguas estrangeiras, a socialização e aprendizagem culturais in loco e o crescimento da autonomia, autoconfiança e autoestima dos alunos constituíram também fatores determinantes no complemento e reforço curricular do processo de ensino/aprendizagem dos alunos”, refere o professor Miguel Almeida. O docente, e também coordenador, explica que “todo o envolvimento partilhado das organizações educativas, autarquias locais e comunidades escolares produziram inúmeras mais-valias ao nível da consciencialização do espaço Europeu comum, dos seus valores democráticos e integradores e de um conjunto de aprendizagens humanistas, sociais, culturais e linguísticas absolutamente essenciais para a sociedade atual em que vivemos”.


20/05/2023

Sociedade