Chapéus, Salsichas & Cervejas sobe a palco este sábado

Uma incursão no cabaret alemão pelo Teatro de Lordelo

Dia 27 de maio, caberá ao Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense animar as Cenas de Maio 2023, V Mostra de Teatro de Boticas, com o seu mais recente espectáculo Chapéus, Salsichas & Cervejas. A apresentação decorrerá na sede da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, a partir das 21.30 horas. A organização do evento pertence à Fórum Boticas – Associação Recreativa e Cultural, através do seu grupo de teatro, contando com o apoio da Câmara Municipal de Boticas.
Chapéus, Salsichas & Cervejas resulta da compilação de textos do dramaturgo alemão Karl Valentin. Neles encontramos referências que inspiraram uma produção em que os diálogos exploram o nonsense, o jogo de palavras e o cómico de situação contidos na obra do autor.
A encenação coube a Ricardo Ferreira que voltou a trabalhar com o grupo após um intervalo dedicado a outras experiências dentro da arte cénica. O Soldado Fanfarrão, de Plauto, e O Chá de São Cornélio, de Maquiavel, são apenas duas das várias peças que antes dirigiu no Centro Cultural Lordelense. É também autor de Teatro Pobre, Teatro Rico ou da palavra ao Acto: Estudos em Sociologia de Teatro.
O elenco é composto por Adozinda Carmo, Lúcia Sousa, Mila Brigas, Luana Mourão, Matilde Brigas, Carina Sampaio, Márcio Mourão, Joaquim Ferreira, Manuel Veiga, Bruno Alves, Orlando Mourão .
Karl Valentin, nascido em 1882 e falecido em 1942, foi comediante, autor de textos para teatro e para cabaret e produtor de filmes, depois de ter trabalhado como marceneiro durante alguns anos. Ficou conhecido como o Chaplin de Munique e teve grande influência na cena cultural alemã. Bertolt Brecht confessou que aprendeu a escrever peças com ele. Conheceu o seu primeiro grande êxito em 1907, com O Aquário.


24/05/2023

Cultura