Aluno da Escola António Granjo conquista 2º lugar nas Olimpíadas da História

As Olimpíadas da História é uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Gustavo Coutinho, aluno do 9ºano da Escola Secundária Dr. António Granjo ficou em segundo lugar nas Olimpíadas Nacionais da História. A final nacional realizou-se no dia 9 de maio e o aluno da escola flaviense foi o segundo melhor classificado do 3º ciclo de ensino.

As Olimpíadas Portuguesas da História é um concurso destinado a estudantes do ensino Básico e Secundário, público ou privado, agrupados em quatro categorias, (4º ano; 6ºano, 9º ano e 12º ano).

A primeira fase do concurso foi realizada a 14 de março e contou com a participação de 10 alunos das turmas de 9º ano do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, tendo sido apurados dois estudantes para a final nacional, Beatriz Machado e Gustavo Coutinho, eleito 2º classificado.

O Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo já congratulou o aluno “pelo excelente resultado” neste concurso nacional e apontou que se “deve continuar o trabalho no sentido de desenvolver o interesse que História deve ter na formação dos alunos e dos cidadãos”.

As Olimpíadas da História é uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que visa “incutir nos jovens a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente”. As Olimpíadas de História são dinamizadas pelo professor Armando Oliveira, da Comissão Diretiva Regional do Norte.

Sara Esteves


25/05/2023

Cultura