União das Misericórdias Portuguesas visita a Misericórdia de Chaves

Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas visitou na terça-feira, dia 23 de maio, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves.

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves recebeu a visita do presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel de Lemos, integrada num périplo pelas Misericórdias do distrito de Vila Real. “Conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas equipas, os projetos em curso e as dificuldades sentidas no território”, fazem parte dos objetivos do encontro, de acordo com a União das Misericórdias Portuguesas.

Recebido pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, Jorge Pinto de Almeida, e elementos da Mesa Administrativa, os quais tiveram oportunidade de conversar com aquele dirigente partilhando as principais preocupações relacionadas com a gestão de uma instituição de cariz social, como aquela com mais de 500 anos de existência.

Promover o diálogo entre a UMP e associadas

O encontro permitiu para além da visita à Igreja da Misericórdia e de algum do espólio em arte sacra da instituição, dar a conhecer o projeto de execução que a Misericórdia de Chaves tem em curso, a obra de ampliação e alteração do Lar - Centro Social de Casas dos Montes.

“Estou deveras encantado com este lar, agora só falta pô-lo a funcionar porque os flavienses merecem” referiu o presidente da UMP, congratulando-se com esta ampliada resposta social no concelho de Chaves. Manuel de Lemos destacou “o excelente trabalho que esta instituição está a desenvolver” bem como, “a preocupação da Mesa Administrativa em ser capaz de criar mais resposta, complementando o serviço já existente”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves aplaudiu a iniciativa de Manuel de Lemos se deslocar à região e estabelecer diálogo com as diversas Misericórdias. Para Jorge Pinto de Almeida “é gratificante para a instituição receber a visita de Manuel de Lemos, dar a conhecer as nossas preocupações, partilhar dificuldades que muito têm a ver com a conjuntura social atual, mas também potencialidades no que ao trabalho de servir as pessoas diz respeito”.

Acompanharam a visita elementos do Secretariado Regional de Vila Real da UMP, designadamente o presidente Manuel Mesquita que é também provedor da Santa Casa da Misericórdia da Régua, Fernando Campos, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, Altamiro Claro, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços e Aurelino Ramalho chefe de gabinete do presidente da UMP e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro.

Sandra Gonçalves


29/05/2023

Sociedade