Chuvas fortes provocaram prejuízos avultados em Valpaços

Autarquia pediu ao Ministério da Agricultura uma avaliação aos danos causados pelo temporal.

Por força das chuvas intensas que se fizeram sentir no concelho, nos últimos dias, o Município de Valpaços está a realizar visitas ao terreno, a fim de avaliar danos e prejuízos.
O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, o Vice-Presidente, António Medeiros, e a Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Carla Cerdeira, acompanhados pelos presidentes de juntas de freguesia, visitaram esta quarta-feira, dia 31 de maio, várias localidades afetadas pelo mau tempo dos últimos dias.
As freguesias mais afetadas foram Lebução, Fiães e Nozelos, Padrela e Tazém, Canaveses e Carrazedo de Montenegro e Curros.
Houve registo de alguns aluimentos de terra, problemas nos pontos de rede pluvial, que deram origem a inundações, abatimento de pavimentos, aumento do caudal de ribeiros, que galgaram terrenos, entre outros constrangimentos e destruição de culturas agrícolas.
O balanço da Proteção Civil aponta para mais de uma centena de ocorrências no concelho. Desde então, tem vindo a ser feito um levantamento exaustivo no território.
O Município está solidário com as populações mais afetadas e vai continuar a acompanhar de perto a situação que neste momento assola várias partes do concelho.
O edil já endereçou ao Ministério da Agricultura a solicitação de uma avaliação aos danos causados pelo temporal, em particular nas culturas agrícolas, com o objetivo de solicitar ao Governo Português a criação de uma linha de apoio ou atribuição de benefícios para fazer face aos prejuízos causados pelo mau tempo, com a maior brevidade possível.

PSR


31/05/2023

Sociedade