Castro Outeiro de Lesenho acolheu Festa do Sol

Realizou-se no passado sábado, dia 10 de junho, um dos eventos de natureza mais mediáticos da região, em particular do Concelho de Boticas, a caminhada da Festa do Sol – o pôr do sol do Guerreiro.

A iniciativa teve lotação esgotada, contando com mais de trezentos participantes, número máximo definido pela organização, oriundos de várias zonas do país que se deslocaram propositadamente a Boticas para participar no evento.

Com início no Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB), os participantes percorreram um trilho de 11km pelas aldeias de Vilar e Campos, onde tiveram a oportunidade de observar as paisagens e a natureza características da região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial, e de desfrutar de vários momentos musicais e teatrais dispersos pelo percurso.

Na chegada ao sopé do Castro Outeiro de Lesenho foi servido o reforço final antes do momento alto do evento, a subida ao topo do castro, onde os participantes foram brindados com um espetacular pôr do sol junto às muralhas do povoado castrejo, tendo como companhia a estátua do Guerreiro Galaico, ex-líbris do Concelho de Boticas e da Arqueologia Nacional.

O evento terminou com um espetáculo de dança e malabarismo com fogo em homenagem ao Guerreiro Galaico, símbolo máximo da cultura castreja em Portugal.

A iniciativa, inserida na estratégia de dinamização do Boticas Parque, foi organizada pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) e contou com o apoio do Município de Boticas e do Ecomuseu de Barroso.


14/06/2023

Sociedade