Livro de Alice Machado retrata as vivências em Portugal durante a ditadura

A romancista, poeta e ensaísta, Alice Machado, encheu a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, na sexta-feira, dia 16 de junho, com a apresentação do livro “À Sombra das Montanhas Esquecidas”, uma obra que retrata as vivências em Portugal durante a ditadura, vistas através dos olhos de uma criança.

O evento pretendeu promover a cultura literária portuguesa pelo mundo, o apoio aos artistas portugueses emigrantes e a história do nosso país. Com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz e do Deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, a apresentação contemplou vários momentos culturais, nomeadamente a atuação musical do Grupo Campo Alegre, a declamação musicada da “Ode à Poesia”, de Miguel Torga, e uma pequena peça teatral com a leitura de excertos do livro, pelos alunos da Escola E.B. 2, 3, de Vidago.

Na qualidade de anfitrião, o autarca flaviense realçou a importância deste espaço dedicado à cultura, “uma casa que recebe cidadãos do mundo, com a capacidade de promover e divulgar o território, através da sua produção literária e artística”. O contexto histórico da obra apresentada, “com temas transversais à sociedade, reforça a valorização das nossas raízes na luta por uma sociedade mais justa no reconhecimento do trabalho realizado na diáspora”.


20/06/2023

Sociedade