2ª Mostra de Danças e Cantares de Afetos espalhou animação

O dia 27 de junho ficou marcado pela II Mostra Danças e Cantares de Afetos, que teve lugar no Mercado Municipal. Cerca de 300 idosos de vários núcleos deram vida e espalharam alegria naquele equipamento municipal.

Nem mesmo o calor que se fazia sentir tirou energia aos idosos dos vários núcleos onde o Projeto Afetos está implementado para mostrar o que têm vindo a ensaiar nos últimos meses.

Vestidos a preceito, com trajes tradicionais, munidos de instrumentos de outrora, cada núcleo apresentou a sua música e dança, que transportaram os presentes a tempos idos. “Ó minha mãe deixe, deixe” ou “Ó Rosa arredonda a saia”, foram apenas dois dos temas entoadas que puseram todos a cantarolar e a bater palmas.

O Presidente da Câmara Municipal, Amílcar Almeida, acompanhado de membros do executivo, fez questão de marcar presença no evento para honrar um dos “projetos bandeira” do município, que tem como principal objetivo combater o isolamento social dos idosos do Concelho e a solidão, através da realização de várias atividades recreativas e de lazer. “A riqueza do nosso património imaterial continua bem viva graças à dedicação de todos... É com particular alegria que celebramos juntos as nossas músicas, danças e cantares neste momento inesquecível de celebração cultural”, referiu.

A iniciativa da equipa do Projeto Afetos preparou a atividade para encerrar com chave de ouro a sua 16ª edição, numa jornada de cultura, confraternização e de celebração de danças e cantares do concelho.


29/06/2023

Sociedade