Walking Football – “Modalidade, onde todos contam, todos podem jogar”

“O Walking Football é uma modalidade adaptada de futebol, a andar, sem contacto físico e que, de acordo com os regulamentos da FPF, está destinada a pessoas a partir dos 50 anos e que tem o objetivo de incentivar a prática desportiva e o convívio social.”

Aconteceu nos dias 1 e 2 de julho, na Cidade do Futebol, uma jornada de convívio e divulgação desta modalidade, que tem muito futuro. Reuniram-se 22 equipas representantes das Associações de Futebol, F.P.F e do Sindicato dos jogadores.

A Associação de Futebol de Vila Real marcou presença, liderada pelo coordenador deste projeto, Prof. José Manuel Fernandes, constituindo a equipa as treinadoras: Prof. Gina Carvalho, Marlita Campos e jogadores – Agostinho Rodrigues, Altino Rio (Cap.), Anabela Gomes, António Costa, Cândido Rodrigues, Carla Dias, Fernando Santos, Joaquim Moreira, Luís Pinto e Luís Santos.

Após dois meses de treinos, para adaptação a esta modalidade, inspirada no futebol, mas com regras específicas (andar, max. 3 toques, sem contactos, golos só dentro da área, a bola não pode subir mais que a cintura…), com os objetivos acima descritos, entre outros.

A comitiva partiu de Chaves dia 30 (sexta-feira), pelas 14h00 e chegada ao hotel pelas 20h00. Depois de muito bem instalados foi o jantar e convívio com algumas equipas de outras Associações.

Os jogos realizaram-se na Cidade do Futebol, com 22 equipas com uma média de idade de 63 anos -  76 atletas entre os 50 e os 59 anos, 104 na faixa etária dos 60-64 e 48 jogadores entre os 70 e 79 anos. As equipas eram mistas, tendo obrigatoriamente, pelo menos, duas senhoras. Todos e todas jogaram.

Os jogos aconteceram às 11, 12, 17 e 18 horas, num espírito de elevado convívio e fair-play, contando apenas os resultados entre as equipas, sem espírito competitivo. Mesmo assim, o resultado sempre ficava registado. A A.F. Vila Real venceu os 3 jogos, folgadamente, sempre com elevado espírito colaborativo e de amizade. Para que, apenas conste, levamos de vencida as 3 equipas do nosso grupo (A.F. Évora – 13-0, A.F. Aveiro - 4-0 e A.F. Coimbra – 13-3). Talvez o mais bonito foi o último, dado o desnivelamento futebolístico, fomos reconhecidos pela equipa adversária pela simpatia e boa disposição.

No respeitante ao convívio foi extraordinário, com um tratamento de excelência, desde o alojamento, instalações desportivas, gastronomia (no sábado à noite foi churrasco com uma decoração e animação magníficas), convívio, atividades lúdicas – bingo (por coincidência dois prémios saíram a jogadores da A.F. Vila Real), matraquilhos, ténis de mesa, jogo de cartas… Ainda deu para dar um pequeno passeio pela parte antiga de Cascais.

A festa terminou com a Sessão de Encerramento com a presença de dirigentes da FPF e Alfredina Silva e António Oliveira ‘Toni’, os embaixadores da FPF para a promoção do Walking Football. Foi feito o balanço deste encontro com palavras de incentivo à divulgação desta modalidade e entrega de uma medalha de presença a todos os envolvidos.

Para memória futura foram registadas centenas de fotografias e vídeos com a presença de ex-atletas de futebol e com o presidente da FPF, Fernando Gomes e Toni.

 

Altino Rio


04/07/2023

Desporto