Perto de 50 soldados recrutas do RI19 prestaram Juramento de Bandeira

Juramento de Bandeira marca o início de uma nova etapa no Exército Português. Presidiu à cerimónia o Comandante da Brigada de Intervenção Brigadeiro-General, José Miguel Moreira Freire.

Realizou-se na sexta-feira, 23 de agosto, na Rua Dr. João Morais, junto à Piscina Municipal de Chaves, a cerimónia do Juramento de Bandeira de 46 soldados recrutas, 37 homens e 9 mulheres, do 4º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2024 Contingente Normal do Regimento de Infantaria nº 19 de Chaves.

O Juramento de Bandeira é segundo o Exército Português, “um momento significativo na vida de um militar, representando o final de um primeiro período de formação intenso, formalizado pelo compromisso assumido para com a sua Pátria”.

A cerimónia foi presidida pelo Comandante da Brigada de Intervenção Brigadeiro-General, José Miguel Moreira Freire, e contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, Francisco Melo, o Presidente da Assembleia Municipal, Altamiro Claro, tendo estado presente entre outras entidades militares e civis como familiares, amigos dos recrutas e populares que fizeram questão de assistir à cerimónia.

As Forças em Parada, comandadas pelo Comandante de Companhia de Formação do Regimento de Infantaria Nº19, Cap Inf André José Pinto, integrava o Estandarte Nacional e respetiva Escolta comandada pelo Alf Serra, Estandarte Heráldico do Regimento, Banda Sinfónica do Exército, Fanfarra do Exército e Companhia Comando e Serviços do RI19.

“Uma vez mais, ficaram bem patentes os fortes laços entre o Exército e a região, bem patentes na moldura humana que presenciou a cerimónia, constituindo a mesma um ato simbólico da abertura da Instituição Militar ao meio civil”, revelou o RI19.

Neste dia foi ainda entregue o diploma ao Instruendo melhor classificado, o Soldado João Pinto Rodrigues.

Sara Esteves

Fotos: Exército

 


26/08/2024

Sociedade