Projeto quer aproximar os cidadãos às ciências com a observação do céu de Boticas

"Con(s)ciência - um condomínio científico" é uma iniciativa que decorrerá em Boticas entre os dias 14 e 16 de novembro. Do programa faz parte a "Noite de estrelas: brilhando em família", uma observação do céu de Boticas, dinamizada pelo astrónomo Filipe Pires.

Boticas acolhe entre os dias 14 e 16 de novembro o projeto "Con(s)ciência - um condomínio científico" que pretende aproximar os cidadãos das ciências.

O projeto é estruturado em torno de atividades de ensino e divulgação da astronomia, com sessões de planetário e/ou oficinas pedagógicas, dirigidas a crianças e jovens em idade escolar. Entre as atividades haverá “Noites de Ciência”, palestras e observações noturnas com telescópios, dinamizadas por astrónomos, abertas a todos os cidadãos e ainda ações de formação contínua, para professores de todos os grupos de recrutamento.

Segundo os responsáveis pela iniciativa estão já inscritos vários municípios do Alto Tâmega (Boticas, Ribeira de Pena, Chaves) mas, também outros municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Todas as iniciativas do "Con(s)ciência" são disponibilizadas de forma gratuita, e contam com o apoio do Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (PP-CCV) / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) - Universidade do Porto; International Planetarium Society (IPS) e European Space Education Resource Office - Portugal (ESERO-Portugal). São parceiros locais os Agrupamentos de Escolas (Gomes Monteiro e de Ribeira de Pena), a Câmara Municipal de Boticas e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso.


05/11/2024

Cultura