Manuela Pais é a nova Presidente da Direção do Rotary Club de Chaves

O Rotary Club de Chaves realizou, na sexta-feira, 11 de julho, em colaboração com o Interact e o Rotaract Club de Chaves, a Cerimónia de Transmissão de Mandatos para o Ano Rotário 2025/26, na sede do clube. A cerimónia contou com a presença de companheiros rotários, convidados e representantes institucionais.

Manuela Pais sucede a Emília de Lurdes Nogueira na direção do Rotary Club de Chaves depois de ter sido nomeada para o cargo desta associação com 30 anos de existência.

A nova presidente assumiu ser um cargo de enorme responsabilidade. “É uma responsabilidade enorme ser Presidente do Rotary Club de Chaves, porque tem muita história, tem 30 anos, tem muitos projetos importantes, mas acho que posso fazer a diferença, sobretudo, na área da comunicação, nos eventos, nos projetos mais próximos da comunidade e trazer aqui uma nova visão do clube, no fundo uma abertura maior a Chaves e à população em geral”, disse Manuela Pais.

A Presidente refere que esta organização, composta por voluntários, “visa fazer o bem, dedicando horas de trabalho para ajudar a comunidade”.

A Cerimónia de Transmissão de Mandatos para o Ano Rotário 2025/26 é um momento simbólico que assinala a passagem de funções das atuais direções para as novas equipas eleitas.

Manuela Pais sucede Emília Nogueira no cargo do Rotary Club de Chaves, Eva Alves sucede Lara Ribeiro na presidência do Interact Club de Chaves. A ex-presidente do Interact Club de Chaves fez um balanço do último ano de funções deste grupo de voluntariado juvenil.

“Este ano fizemos uma gala solidária, que é o nosso evento principal, e angariamos mais de mil euros para CERCI de Chaves. Fizemos recolhas de alimentos para a Cruz Vermelha Portuguesa, para a Associação dos Amigos de Animais de Chaves e, entre outras coisas, vendemos pirilampos e participamos na Feira dos Santos com o Rotaract, onde ganharíamos 600 euros para comprar prendas de Natal para crianças carenciadas. Também participamos em eventos distritais”, elencou Lara Ribeiro.

Lara Abreu é a sucessora de Mariana Costa no Rotaract Club de Chaves, a ex-presidente fala nos objetivos para o futuro. “Em termos de perspetivas futuras, continua a ser sempre ajudar o próximo, principalmente, comunidades aqui em Chaves. (…) damos prioridade à cidade, mas como Rotaractista estamos também a tentar criar mais ligação com outros tipos de clubes de Rotaract, mas a nível mundial. Já começamos a fazer contactos, temos imensas redes sociais para também ajudar a unir este este movimento”.

O evento contou com a presença de associados, representantes de instituições locais, parceiros e convidados, e incluiu a inauguração de uma exposição de pintura de Elisabete Pires Monteiro e curadoria de António Pizarro. A iniciativa contou ainda com a atuação de artistas convidados e a realização de um ‘leilão silencioso’ solidário, cujas receitas revertem a favor dos projetos desenvolvidos pelo Rotary Club de Chaves.

A cerimónia culminou com um cocktail e degustação de produtos regionais, em parceria com produtores locais.

“Esta foi uma oportunidade para dar visibilidade às iniciativas rotárias e ao envolvimento cívico e cultural na região de Chaves”, disse o Rotary Club de Chaves.

 

Sara Esteves e Diogo Batista

Fotos: Diogo Batista


11/07/2025

Sociedade