Juventude, apoio social e valorização do território marcam candidatura de Borges Machado

Borges Machado apresentou no sábado, dia 23 de agosto, a sua candidatura à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, num evento que contou com a presença de apoiantes e dirigentes locais, bem como o secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro. O candidato independente apoiado pelo PS, destacou a fixação dos jovens, a aposta em respostas sociais e a sua experiência profissional como pilares do projeto autárquico.

Aos jornalistas, Borges Machado salientou que uma das suas primeiras medidas será criar condições para que os jovens permaneçam no concelho. “Uma terra sem jovens é uma terra vazia. Por isso, vou criar emprego, habitação e oportunidades de crescimento para a juventude”, afirmou.

O candidato e atual presidente da direção do Centro Social Nossa Senhora do Extremo sublinhou a necessidade de reforçar a rede de apoio social. “O nosso concelho tem carência de respostas sociais. É um concelho que tem cerca de meia dúzia de instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mas cuja dimensão é muito pequena para as nossas necessidades. Temos apenas quatro lares em si tutelados pela Segurança Social e que são lares para as pessoas mais humildes. Precisamos de mais lares, creches, centros de dia, centros de noite e serviços de apoio domiciliário”, defendeu.

Com uma carreira de mais de 40 anos, Borges Machado recordou o percurso como militar, comandante de bombeiros e dirigente da Proteção civil, referindo a sua experiência no terreno como ‘trunfo’ nesta candidatura. “Sou um homem que conhece a realidade do concelho, as suas gentes e o território. Sinto que neste momento sou a pessoa certa para o lugar certo.”

Apesar de não ser filiado no Partido Socialista, o candidato destacou a abertura com que foi recebido pelo partido. “Não estamos aqui para combater pessoas, mas sim ideias. O PS uniu-se a nós e vamos em frente, com vontade de vencer”, sublinhou.

Sobre as próximas eleições autárquicas, o candidato garantiu que fará uma campanha de “elevação”, centrada em propostas e soluções. “Os meus adversários são apenas adversários políticos de ideias e propostas. Quero uma campanha limpa sem ataques pessoais.”

Durante a cerimónia, Borges Machado assumiu o compromisso de “Recuperar o concelho e dar vida às freguesias” e destacou que é candidato à autarquia porque “não se conforma com o marasmo em que o concelho se encontra após 24 anos de governação PSD”.

Na sua intervenção, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, destacou a importância da candidatura, realçando a mobilização popular. “Não é fácil encontrar um mar de gente como aquele que aqui se encontra!... Esta candidatura representa um espaço de liberdade, de igualdade e de justiça para fazer de Vila Pouca uma terra de todos e de oportunidades no futuro.”

Também o deputado e presidente da Federação Distrital do PS, Rui Santos, manifestou confiança no candidato, sublinhando que “Vila Pouca merece um presidente de Câmara como Borges Machado, com a sua fibra, com a sua dedicação e com a sua paixão pela terra”. Já o mandatário da candidatura, José Carlos Rendeiro, enalteceu a coragem do candidato, afirmando que o candidato “é incansável! Este homem é imparável! Este homem quer ser e será o protagonista da mudança! Este homem merece ser e será o próximo Presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar!”.

O candidato apresentou a sua estratégia, defendendo a redução de impostos municipais (IRS e derrama), incentivo à natalidade, reabilitação de casas devolutas, revisão do Plano Diretor Municipal, criação de incubadoras de empresas, garantia de transportes gratuitos para idosos e crianças, incentivos à fixação de médicos, investimento em equipamentos sociais e culturais, apoio ao turismo, à agricultura e à pecuária, e reforço da qualidade da água e da limpeza das aldeias.

Na mesma cerimónia foi também apresentada a candidata à Assembleia Municipal, a professora Maria João Fernandes, bem como os candidatos do PS às 14 juntas de Freguesia do concelho: Cátia Pinto em Alfarela de Jales, Hugo Fernandes no Alvão; Ricardo Pinto em Bornes de Aguiar; José Miguel Matos em Bragado; Ana Mouta em Capeludos; Maria Celeste Fernandes em Sabroso; Vera Martins em Soutelo de Aguiar; Carlos Machado em Telões; José Macedo em Tresminas; Lizete Silva na União de Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros; Maria Gracinda Machado em Vreia de Bornes; Carlos Dias em Valoura; Inácio Teixeira em Vila Pouca de Aguiar e Sandra Mendes em Vreia de Jales.

Já a lista socialista à Câmara Municipal é composta por Borges Machado, Sofia Guedes, Pedro Crespo, António Gonçalves, Joana Figueiredo e Luís Pereira.


25/08/2025

Política