Torneio de Voleibol de Chaves regressa em setembro com 30 equipas inscritas

A 12.ª edição do Torneio de Voleibol de Chaves (TVC) que se realizará durante três dias, de 5 a 7 de setembro, conta com 30 equipas inscritas, revelou a organização do evento.

Fundado em 2013, com a ambição de promover a prática de voleibol na cidade, o Torneio de Voleibol de Chaves está de regresso ao Pavilhão Municipal e ao Pavilhão da Escola Secundária Dr. António Granjo. O evento desportivo conta, até ao momento, com 30 equipas inscritas, um novo recorde atingido pela Comissão Organizadora.

“Este ano, esperamos a participação de 30 equipas já inscritas, o que configura um novo recorde”. Em 2024, na 11.ª edição, o TVC contou com a participação de 28 equipas e de quase 350 atletas, vindos de diferentes pontos do país, incluindo uma equipa do Algarve.

“Não só participaram equipas que nos acompanham praticamente desde as primeiras edições, como tivemos equipas que participaram, pela primeira vez, em 2023 e que decidiram regressar. Tudo isto reflete a qualidade e o feedback positivo de quem participa e de quem organiza, e que o “passa a palavra” acaba por ser um dos nossos grandes aliados para que, anos após ano, haja cada vez mais interessados em participar”, destacou, através de um comunicado, a organização num balanço realizado às edições anteriores.

A 12.ª edição do Torneio de Voleibol de Chaves trará a Chaves perto de cerca 350 atletas de diferentes pontos do país (Algarve, Lisboa, Almada, Santarém, Porto, Aveiro, Bragança, Braga e Chaves). A prova será realizada durante três dias no Pavilhão Municipal da cidade e alguns jogos no pavilhão da Escola Secundária Dr. António Granjo. A competição decorrerá nos níveis avançado (20 equipas) e intermédio (10 equipas), e contará com mais de 70 jogos.

“Foi mais uma edição em que batemos recordes. Temos mais duas equipas que o ano passado e conseguimos manter equipas que já vêm desde as primeiras edições e isso é ótimo. Em termos de expectativas será como nos anos anteriores em que contaremos com uma ou outra surpresa nomeadamente no que toca a unir a cultura ao desporto porque vamos ter jovens flavienses a atuar. É uma união entre o desporto e a cultura que são duas vertentes que consideramos importantes”, salientou ao Canal Alto Tâmega, Ana Calejo da Comissão Organizadora

TVC NA DEFESA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

O Torneio de Voleibol de Chaves continua a dar prioridade a práticas sustentáveis e de voluntariado, onde conta com cerca de 30 voluntários.

“Temos copos reutilizáveis para a zona do bar que tem uma caução. É pago a caução e depois podemos devolver o dinheiro se não ficarem com o copo. Também não temos água engarrafada, ou seja, pedimos às equipas que tragam garrafas reutilizáveis e disponibilizamos postos de abastecimento de água nos pavilhões para promover a sustentabilidade. Outro aspeto que incluímos no ano passado e vamos manter é que nos kits das equipas, sendo constituídos por t-shirts e outros brindes, em vez de termos sacos de papel temos sacos reutilizáveis, com tecidos amigos do ambiente. Vendemos também rifas que são online, onde damos uma vez mais prioridade à sustentabilidade e evitamos o uso de papel excessivo”.

 

 

Ao longo dos 12 anos, pelo TVC passaram cerca de 700 atletas, divididos por mais de 60 equipas de norte a sul do país. A edição de 2024 foi conquistada pela equipa “As Brasileirinhas”. No nível intermédio o primeiro lugar foi entregue à formação Leixões Sport Club.

A sessão de abertura da 12.ª edição está agendada para sexta-feira, 5 de setembro, pelas 21 horas. O encerramento do torneio decorrerá no domingo, 7 de setembro, pelas 21 horas, com cerimónia de entrega de prémios

 

Sara Esteves

Foto: TVC




25/08/2025

Desporto