CLDS 5G de Chaves promove ações para promover a igualdade de oportunidades

No âmbito do Plano de Ação do CLDS 5G, desenvolvido pelo Município de Chaves, foi realizada uma ação orientada para a promoção de atitudes que favoreçam a igualdade de oportunidades, dirigida a cidadãos em situação de vulnerabilidade social, através da dinamização de Focus Group - Grupos de Informação e Reflexão, disse o Município.

Entre os dias 21 e 23 de janeiro, a Biblioteca Municipal acolheu quatro sessões de grupo, promovidas pela equipa técnica do CLDS 5G, que contaram com a participação de cerca de 70 pessoas.

Esta metodologia de trabalho de grupo foi utilizada como “ferramenta participativa de diagnóstico e capacitação, permitindo recolher, de forma estruturada, contributos de diferentes grupos-alvo”, realçou a autarquia.

Entre o grupo estiveram, migrantes recém-chegados e migrantes residentes e legalizados, famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo desempregados e beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), pessoas com deficiência/incapacidade, crianças e jovens institucionalizados, profissionais e técnicos da área social.

De acordo com a autarquia, as sessões procuraram “identificar necessidades e constrangimentos associados aos processos de integração social, económica e comunitária” e ainda a promoção de “momentos de capacitação, através da partilha de informação relevante sobre direitos, recursos existentes e estratégias de resolução de problemas, valorizando as competências individuais e coletivas dos participantes”.

A Câmara Municipal revela que a informação recolhida será posteriormente sistematizada e analisada, “constituindo uma base empírica fundamental para o ajustamento e reforço das respostas e intervenções do CLDS 5G no território”.

Este projeto é apoiado pelo Programa Pessoas 2030, através do Fundo Social Europeu+, no âmbito do Portugal 2030, cofinanciado pela União Europeia, sob o lema “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.

 

Fotos: CM Chaves


03/02/2026

Sociedade