Banco em Salto encerra e é substituído por carrinha móvel

Depois de fechar portas, a população de Salto será atendida numa carrinha móvel.

Há muito que o encerramento do balcão Millennium bcp da agência na vila de Salto, no concelho de Montalegre, estava previsto. A notícia do fecho desta dependência bancária deixou a população e os autarcas descontentes, que anteviam o impacto negativo que iria provocar na vida das pessoas, do comércio e das populações vizinhas.

Desde 2021 até hoje, e após várias tentativas, não foi possível reverter a situação e o encerramento desta sucursal acabou por acontecer na segunda-feira, 17 de abril. Os clientes foram informados que o atendimento ao público passaria a ser realizado através de um Banco Móvel, um serviço de balcão, em carrinha ''ambulante'' que estará presente todas as sextas-feiras de manhã em Salto.

Um modelo de atendimento ao público ''sobre rodas'' considerado deficitário tendo em conta as características da população. Sandra Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Salto fala em condições pouco aceitáveis para uma população maioritariamente envelhecida.

''Enquanto cliente, também recebi a informação que o atendimento passaria a ser realizado através de um balcão móvel. É óbvio que não oferecem as mesmas condições aos clientes, a partir do momento em que as pessoas vão ter que se sujeitar a estar a aguardar na rua, limitados às condições climáticas que temos na nossa região, que não são as melhores''.

Há já mais de 35 anos que esta dependência bancária existe na vila de Salto, com dois funcionários, e o seu encerramento está a encaminhar os clientes para outras entidades bancárias.

''No fundo é um serviço que as pessoas deixam de ter. O que o banco oferece neste momento, são duas caixas de multibanco que nem todas as pessoas têm capacidade de manusear. O balcão móvel não salvaguarda a condição social que temos na região. As pessoas são maioritariamente envelhecidas além de não terem formação informática ou idêntica para conseguirem manusear as aplicações que o banco oferece'', revela a autarca acrescentando que grande parte das pessoas já providenciou a mudança de banco e a retirada de contas. ''Tenho conhecimento que há pessoas a retirar as suas contas e colocarem noutro banco, nomeadamente no Crédito Agrícola que tem intenções de reabrir a sua sucursal, pelo menos uma ou duas vezes por semana, nas antigas instalações. Há esse interesse e no fundo, aguarda-se que o Banco de Portugal autorize o atendimento ao público porque a sucursal mantém-se ali''.

O Município de Montalegre ainda propôs suportar todas as despesas do local onde estava instalada a sucursal do banco Millenium bcp. Contudo, a proposta não foi aceite e o banco manteve a decisão de encerrar o espaço.

Por se considerar que este balcão móvel não dá resposta às necessidades da população, foi enviado em 2022 a três entidades um abaixo-assinado, remetido à instituição bancária, à Assembleia da República e ao Banco de Portugal. Até hoje, o Banco de Portugal e o Millenium bcp não responderam, garante Sandra Gonçalves, já quanto à Assembleia da República, a Presidente de Junta, refere que receberam parecer positivo, no sentido que, ''alerta para a realidade que interior está a viver e que haverá necessidade de salvaguardar os direitos destas pessoas que se veem condicionadas naquilo que é o acesso a serviços, nomeadamente a serviços bancários. A população não está minimamente preparada para usar aplicações de telemóvel ou computador''. Assim sendo, o documento está em tratamento mas ''já permitiu alertar para o problema.  Provavelmente haverá necessidade do legislador impor alguns limites a estas entidades bancárias'', termina por dizer Sandra Gonçalves.

A Sinal TV tentou obter uma reação do banco, mas até ao momento não foi possível uma resposta.

Sara Esteves

Fotografias: DR


20/04/2023

Sociedade