VALPAÇOS: Laço Azul Humano assinala Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), de forma a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, promove, anualmente, uma campanha de sensibilização para a temática, com vista à prevenção dos maus-tratos, que podem deixar marcas profundas no desenvolvimento das crianças.

Desta forma, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valpaços, organizou, durante a manhã de sexta-feira, 28 de abril, juntamente com os alunos do Jardim de Infância, dos 3º e 4º anos de escolaridade do Centro Escolar de Valpaços e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, uma iniciativa alusiva ao tema.

Assim, formaram, no Jardim Público junto aos Paços do Concelho, um Laço Azul Humano, símbolo do Mês da Prevenção, unindo forças e alertando para a necessidade de todos prevenirmos e combatermos os maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas.

A campanha, que tem como slogan a frase “Serei o que me deres, que seja amor”, dinamiza diversas atividades de forma a chamar a atenção da comunidade para este flagelo, tendo tido origem em 1989, quando uma mulher norte-americana amarrou uma fita azul à antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos.

O azul simboliza a gravidade das lesões encontradas no corpo da criança, coberto de nódoas negras, sendo o mote desta iniciativa que teve uma enorme repercussão mundial, criando, oficialmente, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.


29/04/2023

Sociedade