Leitura permanente de controlo nas “Águas das Pedras” é ser uma realidade

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado marcou presença no Ministério do Ambiente e da Ação Climática, para assinatura de documentação.

Foi na quarta-feira, dia 10 de maio, no Ministério do Ambiente e da Ação Climática - Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), em Lisboa, que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado e o Diretor-Geral da DGEG, João Pedro Bernardo assinaram a “Adenda” relativa a Água do Cardal, onde consta, também, a autorização de execução de uma nova captação que será realizada pela Câmara dentro de um período de 6 meses.
O Presidente da Câmara teve ainda possibilidade de fazer um “ponto de situação” relativo à preocupação que formalmente tinha expressado à Direção Geral de Energia e Geologia sobre a “necessidade de controlo da exploração do recurso pela SuperBock Group que se pretende e terá sempre de ser mantido em limites sustentáveis”.
A Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos da Direção Geral de Energia e Geologia, Maria Carla Torgal afirmou que já estão a ser monitorizadas em permanência e em tempo real parte das captações da SuperBock Group, e que a breve prazo essa tecnologia será extensiva a todas as outras. A Direção Geral de Energia e Geologia fica assim com acesso e registo permanente de todas as informações de caudais e outras que resultam da monitorização total das captações de água.

PSR


11/05/2023

Sociedade