Deputados querem saber quando vai funcionar a Unidade de Cuidados Intermédios do Hospital de Chaves

Obra está concluída e o espaço já se encontra equipado mas aguarda autorização do Ministério da Saúde para a contratação de mais 18 enfermeiros.

Os três deputados da Assembleia da República, eleitos pelo círculo de Vila Real do Partido Socialista (PS), questionaram no dia 17 de maio o Ministério da Saúde quanto à Unidade de Cuidados Intermédios do Hospital de Chaves.

Fátima Correia Pinto, Agostinho Santa e Susana Barroso querem saber quando entra em funcionamento esta unidade implementada em Chaves orçada em quase 300 mil euros e quando está prevista a autorização do Ministério da Saúde para a alocação dos recursos humanos, necessários ao funcionamento da Unidade. O espaço já dispõe de equipamentos mas ainda não abriu porque aguarda a autorização da tutela para mais 18 enfermeiros.

A unidade com perfil de cuidados intermédios para apoio à urgência médico- cirúrgica e ao Bloco Operatório, terá a lotação de oito camas com quatro boxes individuais e permitirá, segundo o Partido Socialista, “a prestação dos cuidados de saúde de forma mais eficaz e eficiente a uma população de doentes em situação clínica instável e que já constava no Plano de Atividades e Orçamento do ano 2021”, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

O Grupo Parlamentar do PS questionou também o Governo, nomeadamente o Ministério da Saúde, sobre a demora “inusitada” na nomeação do Diretor Clínico e do novo Conselho de Administração do CHTMAD que terminou o seu mandato em dezembro de 2021 e encontra-se sem Diretor Clínico desde agosto de 2022.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais


25/05/2023

Sociedade