Jornadas assinalam em Chaves Dia Mundial do Ostomizado e 13º aniversário da Consulta de Estomɑterɑpiɑ

Para celebrar o Dia Mundial do Ostomizado e os 13 anos de funcionamento da Consulta de Estomɑterɑpiɑ, a Unidade Local de Saúde Trás-os-Montes e Alto (ULSTMAD) organizou em Chaves, no passado fim-se-semana, umas Jornadas Internacionais que debateram várias temáticas, em contexto multidisciplinɑr e ɑlém-fronteirɑs, iniciativa que teve lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega e contou com a participação de 120 profissionais de saúde.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara de Chaves realçou a proatividade e dinamismo das organizações de saúde e dos seus profissionais, pela organização crescente destas iniciativas de formação e partilha de experiências, nas várias especialidades, o que, segundo Nuno Vaz, se traduz certamente numa melhoria da qualidade dos cuidados prestados.

De acordo com o autarca, o Município flaviense marcará sempre presença, numa perspetiva colaborativa, nestas iniciativas, tão fundamentais para os nossos cidadãos, por terem não só uma intenção na resposta à doença, mas também na promoção da saúde, de forma a sermos mais intervenientes e participantes nas dimensões da prevenção. 

Em Chaves, a Consulta de Estomaterapia de ULSTMAD funciona uma vez por semana, desde 2012, e dá resposta a todas as pessoas intervencionadas neste concelho, com todo o tipo de Ostomias (eliminação intestinal, eliminação urinária, respiratórias e de alimentação), evitando assim a sua deslocação. Em Vila Real funciona de segunda a sexta-feira, desde 2011. Desde a sua existência esta consulta tratou e acompanhou já mais de 900 pessoas ostomizadas de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 


08/10/2024

Desporto