Associação Tourencius dos Xudreiros celebra 35 anos com magusto

A associação Tourencius dos Xudreiros celebrou na sexta-feira, dia 08 de novembro, o 35.º aniversário com um magusto. A sede da associação encheu para marcar esta data festiva onde estiveram presentes 140 sócios dos 450 que detém a associação.

Sardinhas, fêveras, caldo verdes e castanhas fizeram as delícias dos sócios, neste magusto que foi de festa para a associação.

António Lameiros, presidente da associação há 15 anos evidenciou o dinamismo desta coletividade, fundada a 07 de novembro de 1989, por 10 sócios fundadores. “Temos desenvolvido novas atividades, sempre com vontade de trabalhar e de trazemos cultura, etnografia e desporto ao nosso concelho”, apontou o presidente.

“O magusto é uma tradição do nosso concelho então não podíamos deixar de passar esta ocasião e marcar o 35.º aniversário com um magusto. Celebramos de uma forma mais solene o nosso aniversário nas datas redondas de cinco em cinco anos. Hoje temos muita gente neste convívio”, acrescentou ainda António Lameiros.

O presidente da associação traçou ainda o plano de atividades para os próximos tempos dando nota da realização da caminhada da primavera, da caminhada noturna, do convívio de verão entre todos os sócios, a desfolhada que este ano não foi realizada devido aos incêndios, e o magusto como atividades culturais. A nível desportivo a Tourencius dos Xudreiros tem vindo, com a equipa de ciclismo Skoda Irmãos Leite/Tourencinho, a estar na estrada desde o ano de 2007, tendo bons resultados. “Este ano, tivemos com o campeão nacional, o atleta José Magalhães que nos dá uma grande satisfação em apostarmos nesta equipa e que elevam o nome de Tourencinho além-fronteiras”.

Ana Rita Dias, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar disse ser “um gosto estarmos aqui a celebrar o 35.º aniversário da Associação Tourencius dos Xudreiros, uma associação cheia de história, de vida e cheia de juventude.

É uma associação que nos orgulhamos ter no nosso concelho e é uma associação que, através do ciclismo leva o nome não só de Tourencinho, mas de Vila Pouca de Aguiar além-fronteiras”.

Para Luís Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Telões, foi “com grande alegria que hoje nos reunimos para celebrar um marco significativo para a comunidade o 35.º aniversário desta associação. Um momento que nos permite refletir sobre a trajetória deste grupo que se destaca pela sua dedicação, espírito de camaradagem”.

O autarca local, apontou que ao longo dos 35 anos a associação “tem sido um pilar de apoio para esta população, tem promovido a cultura, o desporto o voluntariado e o convívio entre os nossos cidadãos. O trabalho e a paixão que todos colocam na defesa dos valores da associação são inspiradores. Têm conseguido não só preservar tradições, mas também, desenvolver novas ideias que enriquecem a nossa comunidade. No futuro espero que a associação continue a crescer a inovar e a inspirar”, terminou por dizer.

 

A celebração terminou com o corte do bolo e com António Lameiras a fazer o reconhecimento de três sócios, por decisão da direção. Este reconhecimento é realizado de cinco em cinco anos, tendo sido destacados os sócios José Magalhães, Ricardo Lameira e Eva Carreira.

 

35 anos de memórias

 

No ano de 1983 foi criado o Rancho Folclórico Nossa Senhora do Extremo que sobreviveu fruto do espírito de união criado em torno de um projeto com parcos recursos financeiros, mas que serviu de alicerces para a constituição daquilo que é a Associação Cultural e Recreativa Tourencius dos Xudreiros.

Também o futebol, grande paixão de muitos adeptos fevrosos, já era tradição no que toca à prática desportiva. A prova do seu sucesso está patente nos troféus que toda a gente pode apreciar na sala. Com a dinâmica destes dois grupos surgiu a necessidade de criar uma estrutura mais sólida e conjunta para que se poder afirmar junto das entidades oficiais, podendo assim obter mais apoios que sustentam o crescimento da coletividade. Os elementos que lideravam então o Rancho Folclórico Nossa Senhora do Extremo tomaram a iniciativa de criar uma associação, procuraram um nome que fosse unânime na aldeia acabando por se recorrer ao passado histórico da aldeia ao remoto nome dos Xudreiros até ao nome dos primeiros habitantes da aldeia de Tourencinno, Tourencius dos Xudreiros. O ato formar aconteceu a 07 de novembro de 1989. Continuaram com o rancho folclórico, mais tarde foi criado um grupo de cantares, grupo de bombos “Os Tourencius”, construiu-se esta sede social no antigo apeadeiro, e em 2017 a nova aposta passou pelo ciclismo.                 

 

Fundadores da Associação Cultural e Recreativa Tourencius dos Xudreiros:

 

Sócio nº 1 Manuel Agostinho Borges Machado;

Sócio nº 2 Manuel Agostinho Dias Lameira;

Sócio n° 3 Augusto Rio Costa;

Sócio n° 4 Manuel Dias Castela;

Sócio nº 5 Hermínio Minhava Borges;

Sócio n° 6 Licínio Rio Costa;

Sócio n° 7 António Joaquim Rodrigues;

Sócio n° 8 Maria de Jesus Rodrigues Lameira;

Sócio n° 9 Manuel Agostinho Carreira Machado;

Sócio n° 10 Diamantino Carriço Dias;

 

 Fotos: Joel Magalhães


12/11/2024

Sociedade