Mais de 180 eleitores votaram em mobilidade em Vila Pouca de Aguiar

No concelho de Vila Pouca de Aguiar 183 pessoas votaram antecipadamente no domingo, 11 de maio, num total de 194 eleitores inscritos no voto em mobilidade.

O número de votantes em mobilidade foi superior ao das últimas eleições legislativas, tendo sido registado mais 83 em relação a 2024.

A eleições antecipadas neste concelho contaram com uma mesa de voto e grande afluência.

Em Portugal mais de 333 mil eleitores puderam votar no domingo nas legislativas de 18 de maio, o maior número de sempre a decidir exercer o seu direito de voto antecipadamente desde que essa modalidade foi instituída. Concorrem a estas eleições 21 forças políticas: AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, RIR, JPP, PCTP/MRPP, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, Nós, Cidadãos!, PPM, PLS e, com listas apenas numa ou nas duas regiões autónomas, MPT, PTP e PSD/CDS/PPM.

As eleições legislativas estão agendadas para o próximo domingo, 18 de maio. A votação no concelho aguiarense realizar-se-á nos locais habituais, em 37 mesas de voto.

O círculo eleitoral de Vila Real elege cinco deputados à Assembleia da República e, para as eleições de 18 de maio, tem 206.902 eleitores inscritos e 13 partidos concorrentes.

Para estas eleições de 2025, a AD – Coligação PSD-CDS aposta na ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, pediu a suspensão do terceiro mandato autárquico para encabeçar a lista do PS.

O Chega volta a apostar na deputada Manuela Tender, que já tinha sido deputada na Assembleia da República eleita pelo PSD entre os anos de 2011 e 2019, e que se desfiliou do partido no início de 2020 por divergências com a distrital social-democrata.

Para as eleições de domingo, o Bloco de Esquerda (BE) aposta na professora universitária Anabela Branco Oliveira, a Iniciativa Liberal (IL) na médica Joana Ferreira e a CDU repete o jurista aguiarense e ex-deputado José Luís Ferreira.

O Livre escolheu o professor no ensino superior Daniel Ramalho, a Alternativa Democrática Nacional (ADN) o engenheiro reformado João Vilela Cabeço, o Reagir Incluir Reciclar (RIR) o empresário António Oliveira e o Ergue-te a empresária Irene Costa.

O professor Edgardo Madeira encabeça a lista do Partido Popular Monárquico (PPM), pelo Pessoas–Animais–Natureza (PAN) concorre o gestor de cliente Rui Almeida e, pelo Volt, avança a operadora especializada Sílvia Mourinha.

 

Sara Esteves

Foto: CM VPA


14/05/2025

Política