Fafião celebrou o lobo-ibérico

A aldeia de Fafião, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Montalegre acolheu nos dias 11 e 12 de julho, mais uma edição do Festival Aldeia de Lobos.

O evento uniu áreas como a natureza, teatro, música, escultura, pintura e fotografia. O encontro entre o moderno e o ancestral, entre o espírito livre e a força da tradição foi organizado pela Associação Vezeira. A presidente da Câmara Municipal, Fátima Fernandes, destacou o dinamismo da associação.  

Integrada no programa do Festival Aldeia de Lobos, realizou-se, na Fonte de São Tiago (Fafião), uma tertúlia subordinada ao tema "Turismo sustentável". A iniciativa contou com um leque de oradores em representação de várias entidades e instituições.

A autarca barrosã sublinhou que o turismo “é uma fonte de receita importante, mas não a todo o custo”. A presidente afirmou que deve existir “a conciliação entre a realidade dos residentes e a dos visitantes”.

“Há uma dinâmica no território com pontos de interesse muito variados e por isso, nos últimos anos temos assistido a um aumento significativo das dormidas e também dos espaços de alojamento local”. Nesse sentido, considerou que “é preciso perceber qual a capacidade de continuar a ter um turismo de qualidade e agradável para quem nos visita, que não interfira com o bem-estar dos habitantes”.

Fotos: CM Montalegre

 


16/07/2025

Cultura