Produtores e operadores debatem o futuro da castanha Judia

A Associação Cultural de Rio Bom, freguesia de S. João de Corveira, acolheu na sexta feira, 20 de setembro, a iniciativa “Judia com Futuros IV” que juntou produtores e operadores a falar deste fruto.

Rodeados por soutos, centenas de pessoas, entre empresários, produtores e técnicos, reuniram-se na Associação Cultural de Rio Bom, freguesia de S. João de Corveira, para falar do fruto que faz mexer a economia naquela área do concelho.

Além das palestras, a iniciativa englobou exposição de máquinas agrícolas adaptadas ao setor, a demonstração de técnicas para tratamento dos castanheiros, venda de produtos locais cuja base é a castanha, entre outras atividades

A representar o Município de Valpaços esteve o Vice-presidente, Jorge Mata Pires, que enalteceu a iniciativa, como “espaço de reflexão, em que procuramos colher a informação disponível que nos permita perspetivar o futuro das empresas e do setor que representa uma fatia importante da riqueza do nosso Concelho”.

Nesse sentido, o edil lembrou o apoio municipal nos últimos anos como “as reuniões promovidas, anualmente, para uma maior fiscalização por parte das autoridades nesta época que se aproxima por causa dos furtos nos soutos, as ações de sensibilização com os produtores e todo o tratamento no combate à Praga da Vespa das Galhas do Castanheiro, bem como o apoio às associações existentes” entre outras.

O Vice-presidente aproveitou a ocasião para convidar todos para a XXVII Feira da Castanha Judia de Carrazedo de Montenegro, que se realiza nos dias 8, 9 e 10 de novembro, um evento do qual o Município é parceiro na organização.

 

Fotos: CM Valpaços


24/09/2024

Sociedade