Vila Pouca de Aguiar presente na Hungria a representar os Caminhos de Santiago em fórum sobre rotas culturais

O Município de Vila Pouca de Aguiar, na sua função de Secretário da Federação Europeia do Caminho de Santiago, participa no 13º Fórum Anual das Rotas Culturais, em Visegrado, na Hungria que decorre até 27 de setembro.

“Transmissão e inovação: fomentando a participação dos jovens ao longo das Rotas Culturais do Conselho da Europa”, é o tema principal desta edição que vai colocar a repensar o envolvimento dos jovens nos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, seja na perspetiva do seu conhecimento, mas também na gestão do património e "decision making" da própria governança.

A Federação Europeia está representada neste evento por Oleksandr Vesheleni, da Região de Vinnitsia, Ucrânia, que ocupa a Vice-Presidência, e por Catarina Chaves, do Município de Vila Pouca de Aguiar, na função de Secretariado.

Segundo a autarquia aguiarense, a participação no evento, além do conhecimento adquirido no programa, visa “estabelecer parcerias e projetos futuros com outras rotas culturais e estender a Federação Europeia até novos países e regiões, interligando os vários Caminhos de Santiago numa lógica de continuidade”. É também uma oportunidade de divulgar boas práticas e divulgar o Caminho de Santiago em Portugal, revelou ainda a Câmara Municipal em nota publicada.

“O programa apresenta uma série de painéis gerais acompanhados de discussões, sessões temáticas e especiais, inclui a cerimónia de certificação para as Rotas Culturais do Conselho da Europa que receberam ou renovaram a certificação em 2024, como é o caso do Caminho de Santiago, e a atribuição de um prémio que reconhece as melhores práticas das Rotas Culturais do Conselho da Europa voltadas para a juventude”.

O evento, que arrancou na quarta feira, 25 de setembro e decorre até 27 de setembro, é organizado pelo Acordo Parcial Ampliado sobre Rotas Culturais do Conselho da Europa (EPA) em colaboração com o Instituto Europeu de Rotas Culturais, o Ministério da Cultura e Inovação da Hungria e o Museu ao Ar Livre da Hungria.

Foto: CM Vila Pouca de Aguiar


26/09/2024

Sociedade